Gostaríamos de esclarecer algumas perguntas sobre esse líquido tão importante do nosso corpo. Hoje a saliva está sendo muito pesquisada e é um importante fluido para exames diagnósticos de algumas doenças, como por exemplo o Diabetes Melittus, e em breve estes serão utilizados com maior disponibilidade. No nosso caso, a saliva é um importante meio de diagnóstico das causas de várias doenças bucais e do problema do mau hálito.
1 – A importância da saliva
A saliva tem uma importância especial nos tratamentos da halitose, por ser uma secreção que tem inúmeras funções na nossa boca. A principal é a de proteção através da limpeza que ela faz, removendo restos alimentares, microrganismos e células epiteliais descamadas. Ela também lubrifica a mucosa bucal evitando que ela se resseque ou se machuque o que também não é nada bom para o hálito.
2- O que é mucina salivar?
A mucina é a principal proteína da saliva e é ela que dá viscosidade à mesma para que se forme o bolo alimentar e seja mais fácil a deglutição. Ou seja, ela age como um lubrificante da cavidade oral e esta lubrificação é essencial também para a fala e para diminuir o atrito dentro a boca e dessa forma evitar possíveis ferimentos. Mas apesar da grande importância que a mucina tem, se ela estiver em excesso, vai facilitar a aderência de restos alimentares, células epiteliais descamadas e bactérias sobre a língua e nos espaços entre os dentes. O que favorece e muito a instalação do mau hálito.
3 – A sensação do gosto
Vocês sabiam que a gente só tem a sensação do gosto dos alimentos por causa da saliva? Isso porque a sensação do gosto só se produz quando as substâncias estão imersas em alguma solução. O alimento depois que é mastigado, é dissolvido na saliva para que se inicie a sensação do paladar. Além disso, as papilas gustativas que estão presentes na língua e são as responsáveis pela percepção do gosto, precisam ser constantemente amadurecidas, e isto se dá pela gustina, uma enzima presente na saliva.
4 – Sialometria – teste da saliva.
Para o diagnóstico da halitose, além da halimetria é muito importante fazer a sialometria que é a medida do fluxo salivar. Essa medida é realizada coletando-se a saliva em repouso, ou seja, a que é produzida sem nenhum tipo de estímulo e depois se realiza uma segunda medida, desta vez estimulando a produção da saliva com um estímulo mecânico. Para isso o paciente mastiga uma peça de silicone sem sabor, chamada de sialogogo. Desta forma podemos quantificar a saliva que o paciente produz em duas situações diferentes, na mastigação e durante o repouso. Também é muito importante avaliar a qualidade da saliva e observar se ela é transparente, turva, viscosa ou fluida. Todas estas informações são muito importante e estão diretamente relacionadas com as causas da halitose.
Qualquer comentário sobre o assunto é muito bem vindo.